A praia da Trafaria, como todos nós sabemos, foi muito frequentada pelos turistas, pela sua vista e limpeza. Vinham do porto dos barcos milhões de pessoas só para irem para a praia, fazendo filas para nela poderem entrar.
Na praia haviam muitas barracas, de uma ponta à outra, a que chamavam "as barraquinhas da praia"; também vendiam muitas variedades de coisas, como por exemplo, água em bilhas!!!
Na praia da Trafaria apareceram duas espécies não muito comuns: um cachalote que apareceu em 1990/91 e uma tartaruga com uma estrutura grande que apareceu em 1974/75. Isto, de alguma forma, despertou mais a atenção dos turistas, além de ter existir golfinhos no rio Tejo.
Mas, infelizmente, passados alguns anos, uma certa fábrica chamada Sílos decidiu “morar” na Trafaria, que ao longo do tempo foi poluindo a praia e afastando os turistas.
A culpa não foi só da fábrica. A própria população contribuiu para a poluição da praia. Esta imagem mostra como a praia da Trafaria se transformou, tenho imensa pena, porque toda a minha família fala da praia no antigamente.
Eu sei que este trabalho tem como objectivo mostrar o lado bom, mas para ter o lado bom, temos de tentar melhorar tudo o que fizemos de mal.